O homem que venceu o comboio
Ao volante de uma mota com sidecar, Karl Abarth desafiou e bateu o comboio Expresso do Oriente nos 1370 km de Viena a Ostende.
Depois de uma carreira como piloto de competição e de motas, Karl Abarth fundou a Abarth & C com Guido Scagliarini em 1949. O primeiro veículo produzido foi o 204 A Roadster, com base no FIAT 1100. Conquistou logo o Campeonato 1100 Sport e a Fórmula 2. Paralelamente à competição, a empresa começou a produzir kits de preparação que melhoravam as performances, a potência e a velocidade de viaturas de série.
Em poucos anos, a Abarth & C. já dava trabalho a 375 empregados e produzia cerca de 300.000 sistemas de escape por ano.
Chamado a substituir um piloto doente, Karl Abarth conseguiu os tempos mais rápidos na primeira sessão de provas. Acusado de ter manipulado o veículo, mudou de carro para provar o contrário. Na segunda sessão, acabou de novo na “pole position” com um tempo ainda melhor.
As viaturas Abarth têm de ser fáceis de manobrar, de altas performances e potentes, mas, antes de tudo, pequenas e “endiabradas”, como o Escorpião.
Os "derivados" obtiveram sucesso em todas as competições e Karl Abarth conquistou numerosos recordes.
Nos anos de 1950 e ao longo da década de 1960, a marca Abarth impôs-se continua e incessantemente no espírito do público como sinónimo de desporto, preparação e performance, mudando o mundo dos automóveis desportivos.
A ABARTH mereceu o seu papel na história do automóvel inicialmente pela a introdução no mercado mundial do primeiro escape de rendimento e seguidamente pela sua capacidade revolucionaria de transformação de viaturas de produção em viaturas desportivas. As histórias de Carlo Abarth, as viaturas icónicas e os incríveis records que criaram o mito da marca do Escorpião, os serviços de restauro e certificação de autenticidade, tudo isto preservado e valorizado pela FCA Heritage .
A marca Abarth continua a manter o seu exclusivo ADN, sendo sinónimo de performance, grande prazer de condução e temperamento desportivo.
A história do Escorpião continua, enfrentando novos desafios, criando veículos únicos e oferecendo grandes emoções a quem tem o privilégio de conduzi-los.